Criar um Site Grátis Fantástico
AULA DE BICICLETA - aprenda a pedalar agora 1
AULA DE BICICLETA - aprenda a pedalar agora 1

           O equilibrio é um dom natural do homem e para desenvolve-lo precisa desafia-lo, deve-se começar pegando um patinete de duas rodas, coloca-lo em um pequeno declive, subir apenas com um pé e iniciar o movimento de descida, assim que embalar ponha o outro pé a bordo, quando quiser parar volte o pé ao chão esfregando-o e pronto já tens noção de equilibrio. Dica: se fores cair para a esquerda vire para a esquerda, se fores cair para a direita vire para a direita, também foi observado pelo Mestre Toni Coelho, o equilibrio em pendulo. O mestre diz que como regra devemos jogar o peso, transferir o peso para o outro lado, ou seja, se estás caindo para a direita jogue o peso para a esquerda, e desta forma encontramos o ponto de equilíbrio, pronto, facil não é? Repita a descida por três vezes no minimo pra pegar confiança, agora tente subir, alavancando com um pé, como se fosse dar um passo, conseguiu subir, ótimo faça esse treinamento por três dias...

           Obs. Se não tiveres um patinete podes treinar o equilibrio direto em uma bicicleta, sem por os pés no pedal, usando a regra de jogar o peso do Mestre Toni, e lembrando  se for cair para direita vire para a direita se for cair para a esquerda vire para a esquerda.

            Já treinou? Agora o equilibrio é o mesmo, mas estarás sentado no celim, deixe o pé esquerdo no chão e ponha o direito no pedal direito que deve estar no alto, (o pedivela direito deve estar alinhado ao quadro),  force o pedal com o pé direito e assim que andar ponha o pé esquerdo no pedal esquerdo, já sabe como fazer?  Ótimo mas antes de tentar saiba como é uma bicicleta; Desmotorizada, movimentada pelo proprio ocupante é um meio de transporte terrestre de duas rodas suas partes são: quadro, garfo, guidon, celim, pedais, pedivelas, coroa, catraca, corrente, eixo do cubo do pedal, eixos das rodas, raios, aros e pneus. Simples não é?  nas proximas aulas entenderás cada parte e ainda o sistema de freios que são dois, acionados por um manete de cada lado do guidon.

            Então chegou a hora, primeiro teste os freios, quando estão apertados a bicicleta não deve andar, tente empurra-la, não andou? Agora vá soltando devagarinho e empurrando, até pegar a noção de freio, Opa lembre-se faça isso em pé ao lado da bicicleta segurando o guidon com as duas mãos, va e volte varias vezes andando e freando para familiarizar-se com o sistema, pronto freio testado. treine em um lugar plano, amplo e seguro, onde não tenha carros andando em volta, e utilizando capacete, luvas, cotoveleiras e joelheiras, até adquirir confiança plena. Esse treinamento deve ser de mais ou menos vinte horas, e de preferência a treinos de uma hora cada no minimo.

            Saindo na rua

            O Código de Transito Brasileiro é um apanhado básico indispensável a qualquer condutor de veiculos e constitui-se em fonte de consulta fácil e eficiente. A parte que fala de bicicletas diz assim: O ideal é mesmo a ciclovia. Mas onde não existir, o ciclista deverá transitar na faixa de rolamento, em seu bordo direito, e no mesmo sentido do fluxo de veiculos. Diz também que a bicicleta tem preferência sobre os veiculos automotores, porém tome cuidado pois muitos motoristas nunca leram o código de transito infelismente. Outro tópico do código, diz que os ciclistas devem usar roupas claras e sinalizar com antecedencia todos os seus movimentos. No mais só lembrando que na via publica a preferência é sempre do pedestre, o comportamento do pedestre é imprevisível, portanto tenha muita cautela.

            Só para ficar claro, andar na mão certa significa que sua mão direita ou o lado direito do seu corpo deve estar mais próximo da guia ou calçada, e quando a bicicleta estiver ocupando o lugar de um carro ela deve se portar como ele, sinalizar com as mãos o que vai fazer, parar no farol vermelho e não andar na contra-mão, quando a bicicleta estiver ocupando a calçada ou um local destinado para pedestres, deve-se andar muito lentamente e em lugares de muito movimento, deve-se descer e conduzi-la empurrando com as mãos no guidon.

            Dicas e truques para andar de bike:

             * use equipamentos de segurança.

             * nunca pedale na descida se a velocidade for maior que a pedalada, você irá se desgovernar.

             * se estiver na subida e não aguentar pedalar sentado, tente ficar em pé no pedal, da mais força.

             * use os freios antes de precisar deles, pois uma freada brusca pode te derrubar, então olhe sempre para frente prevendo o que pode acontecer.

             * cuidado ao olhar para traz pois isso pode te desequilibrar.

                                                                      F     I     M

           

            


(no próximo fascículo bicicletas com marcha)